Preparamos um conjunto de Perguntas e Respostas sobre as principais dúvidas sobre a geração de energia através do sol (energia solar fotovoltaica).
– Qual a diferença entre aquecimento e geração de energia solar?
Aquecimento solar é um sistema hidráulico onde a água passa por coletores expostos à radiação solar e é armazenada em reservatório térmico ou piscinas e semelhantes.
Já a geração de energia solar é a produção de energia elétrica através da radiação solar que é captada por painéis conectados ao inversor, formando um sistema elétrico que é ligado na rede de energia (maioria dos casos), proporcionando redução do consumo da energia elétrica e, consequentemente, da conta.
– Quem pode ter acesso a energia solar?
Todos! Pessoa física ou jurídica, imóvel urbano ou rural, próprio ou alugado.
– Energia solar reduz a conta de energia elétrica? Sim, esse é um dos principais benefícios de um sistema, que quando bem projetado pode reduzir a fatura de energia elétrica em até 95%!
– Qual é o tempo de retorno do investimento?
É variável conforme consumo e produção, sendo em média de 3 a 5 anos.
– Quanto tempo dura um sistema de energia solar?
Décadas! Chegando a 25 anos ou mais.
– Vou ter que pagar duas contas?
Depende da forma que será feita a aquisição do sistema: em caso de aquisição com recurso próprio e quitação total, o consumidor passa a pagar apenas a fatura de energia elétrica cobrada pela concessionária com valor bem pequeno. Já para o caso de financiamento do sistema, o consumidor paga a fatura e também a prestação do financiamento. Nesse caso, a redução da conta de energia elétrica viabiliza os dois pagamentos, sendo a soma semelhante ao valor antigo da conta!
– Onde instalar os painéis solares?
É possível instalar os painéis solares fotovoltaicos sobre telhados e lajes, ou ainda em estruturas de solo ou suspensas. As estrutura de solo é ideal para imóveis com terreno grande ou rurais, possibilita o posicionamento conforme a melhor orientação solar e facilita a instalação e limpeza eventual.
Já na estrutura suspensa a utilização de telhas é dispensada e a área abaixo dela fica sombreada: opção bastante utilizada em estacionamentos e vagas de garagens. É possível ainda realizar a vedação entre os painéis, evitando a entrada da água da chuva: opção ideal para varandas ou garagens fechadas.
– Tenho pouco espaço para instalar os painéis fotovoltaicos. O que fazer?
É possível utilizar painéis mais eficientes, sendo preciso uma menor quantidade de painéis para a mesma produção, reduzindo o espaço para instalação.
– Como colocar energia solar em um imóvel e abater a fatura de outros imóveis? Precisa ser na mesma cidade?
É feita a instalação do sistema em um imóvel e o excedente de produção de energia é utilizado para abater as faturas de energia de outros imóveis cadastrados. O compartilhamento do sistema é possível se as contas tiverem a mesma titularidade (CPF ou CNPJ) e a mesma concessionária de energia (mesma cidade ou outras). A opção pelo compartilhamento torna o investimento ainda mais vantajoso, pois um sistema maior é mais barato que dois (ou mais) sistemas menores.
– Qual a melhor posição solar para geração de energia através do sol?
Quando os painéis estão voltados para o norte solar o sistema tem um rendimento excelente! Oeste e leste também são indicados.
– É possível ampliar um sistema de energia solar depois de instalado?
Sim! Se o inversor foi projetado com uma margem de geração é possível instalar mais painéis solares no sistema existente fazendo pequenos ajustes elétricos e comunicando a concessionária de energia local. Essa é uma boa alternativa para quem sabe que vai ter aumento considerado no consumo e também para quem teve aumento imprevisto.
Esses sistemas geram energia a partir do sol, o que faz com que a conta de energia elétrica fique bem menor! Pode ser financiado por banco ou cooperativa de crédito e a taxa de juros é acessível. A parcela do financiamento fica bem parecida com o valor da conta que o consumidor pagava antes de instalar, ou seja, a economia ajuda a pagar o financiamento!
– Como é a manutenção do sistema de energia solar?
É bem simples. É realizada a inspeção visual e testes elétricos nos equipamentos, reaperto de conexões e dispositivos, limpeza e aspiração de poeira no inversor e lavagem dos painéis solares. De modo geral, a manutenção é realizada anualmente. Entretanto, se os painéis forem instalados com pouca inclinação ou perto de locais onde há muita poeira, maresia ou particulados no ar é necessário observar regularmente se há um depósito muito grande de poeira, fuligem ou outro elemento sobre os módulos, já que isso pode reduzir a captação de radiação solar. Nesse caso, é feita limpeza adicional nos painéis (a cada seis meses).
A manutenção tem um custo bem acessível e é muito importante para prevenir sinistros, melhorar a produtividade do sistema e garantir a vida útil dos equipamentos. É feita por equipe especializada, utilizando produtos e equipamentos específicos. Nós disponibilizamos equipes treinadas para esse serviço, para saber mais clique aqui e obtenha informações pelo WhatsApp.
– Quando produção de energia solar for maior que o consumo do imóvel, recebo em dinheiro?
Não. A Energia gerada que exceder o consumo é injetada na rede elétrica da concessionária, gerando créditos, que são resgatados quando necessário, em até 60 meses.
– Como saber a produção de energia solar?
O acompanhamento é realizado pelo medidor de energia, pela fatura de energia e pelo aplicativo do celular (ou site).
– Existe produção de energia solar em dias de chuva ou nublado? E dias frios?
Sim. Produz em menor quantidade. As nuvens fazem a produção reduzir. O frio ajuda na eficiência e rendimento, evitando sobreaquecimento.
– Como saber quanto vai custar um sistema de energia solar?
Alguns fatores estão ligados ao custo de investimento:
– Tipo de telha ou estrutura; – Orientação solar dos painéis; – Custo da energia elétrica local; – Tipo de entrada de energia; – Localização geográfica; – Qualidade dos equipamentos; – Potência das placas; – Entre outros.
O simulador online disponível no nesse site permite estimar o potencial de economia (entre outras informações), além de dar acesso a um orçamento de energia solar, onde você terá essa informação de forma personalizada (Clique aqui e simule agora).
Ficou com alguma dúvida? Nos pergunte através do nosso E-mail ou pelo WhatsApp, vai ser um prazer te ajudar!
Um grande abraço, Everton Tiago Fornari, engenheiro eletricista da Equipe Multi EC